O projeto Causas Comuns é o resultado da união de um grupo convencido de que os bens comuns não são uma relíquia do passado e que representam uma oportunidade de explorar outras formas de relacionamento entre nós e com o que nos rodeia. Coordenada por Antonio Lafuente, Antonio Martins, Katya Braghini e Rodrigo Savazoni, a iniciativa do projeto é da revista jornalística Outras Palavras com a parceria do Instituto Procomum.

Os trabalhos foram iniciados por encontros marcanates e amistosos. Sua versão atual possui 18 pessoas (4 promotores, 12 convidados, 2 documentalistas). Está composto por engenheiros, cientistas, advogados, hackers, artistas. Em nossas conversas, incorporamos portanto, diferentes mundos e práticas cognitivas, com suas respectivas prioridades, descobertas e frustrações de modo a fomentar novas descobertas coletivamente.

Queremos nos abrir não apenas ao conhecimento codificado, mas também ao conhecimento tácito, afetivo, local ou ancestral. Queremos explorar esses diálogos impossíveis que só podem surgir em espaços seguros e de confiança. Queremos abrir conversas entre o experimental e o experiencial, entre especialistas e amadores, entre o conhecimento validado e o conhecimento emergente.