Juntos, percorreremos uma espiral de doze ciclos com o propósito de construir uma conversação impossível entre todos os participantes.

A cada ciclo, um dos convidados redige um texto inicial, de 1.500 palavras, que é publicado pelo Outras Palavras, abrindo um 1 mês de discussões síncronas e assíncronas. O texto inicial é compartilhado e aberto aos convidados, com aquilo que seu autor quer saber, tornando o seu problema o mote que desencadeia um movimento conjunto de busca de soluções. Após esse período de atividade reservada, acontece o debate do tema em uma oficina pública, quando o mesmo problema é apresentado a mais três convidados ligados ao assunto tratado, para um diálogo final. Finalmente, após a trajetória, o autor discorrerá sobre o tema, enriquecido pelo processo, em um texto de 5 mil palavras. Ao final da jornada em espiral, doze textos comporão um livro feito coletivamente.

Todo o processo é apresentado, paulatinamente, em um site que está em constante estado de “construção”, pois ele acompanha os passos do projeto. Neste espaço estão disponíveis os textos coletivos, os vídeos das oficinas, os artigos finais. Os mesmos artigos também serão publicados por Outras Palavras.

 

Período

Os trabalhos se prolongarão por um período de 12 meses, com suspensão nos meses de agosto e dezembro (2021). Entre julho (2021) e setembro (2022) acontecem os ciclos de produção coletiva de texto, debates, oficinas e publicações.